domingo, 9 de maio de 2010

Melhoramento de um texto

Mais uma aula diferente.
Mais propostas ousadas e promotoras de novas experiências nos alunos.

Iniciou a aula com a audição de uma canção da qual os alunos tentaram escrever a letra (ditado cantado). Após várias repetições e notando a dificuldade em conseguirem concentrar-se e acompanhar a letra da canção apresentada, propus que ouvissem uma parte de cada vez e dois a dois reunissem os dados conseguidos. Em pares, os alunos completaram o que lhes faltava comparando com o que o outro tinha conseguido e fui projectando a solução, ou seja, a letra da canção para correcção. Dei conta que, ao longo das repetições, os alunos iam cantando a canção com entusiasmo e, à medida que a actividade se desenvolvia, tornavam-se mais “responsáveis na escuta” e conseguiam obter melhores resultados.
Partindo do tema da letra da canção, propus que escrevessem um pequeno texto, descrevendo a divisão da casa que mais gostam. Após a correcção individualizada dos textos, seleccionei um dos textos mais simples para ser melhorado pela turma.
Esclareci a turma sobre esta actividade, pois podia ferir a sensibilidade do autor do texto escolhido. Projectei o texto escolhido, onde foram identificadas as incorrecções ortográficas. Sempre com o cuidado de colocar a autora no centro da actividade, para que tal não se tornasse uma humilhação, mas um estímulo, cedo dei conta que ela estava entusiasmada com a actividade, apesar de se revelar uma criança discreta e pouco participativa ao longo das aulas. Posteriormente, os alunos fizeram perguntas à colega/autora do texto. Escrevi as perguntas dos alunos e as respostas da autora no computador, que iam sendo projectadas. Procedeu-se, então, ao melhoramento das ideias do texto, acrescentando-o, mas sempre questionando a autora se concordava com a opinião de melhoramento que os colegas apresentavam.

Valeu a pena a aventura!
- um texto pode ser sempre melhorado, mesmo quando parece que tudo terminou;
- a autora do texto não se sentiu minimamente ferida com esta actividade, bem pelo contrário, experimentou também a necessidade de melhorar o seu texto inicial;
- através desta proposta de melhoramento de um texto, trabalhou-se também a expressão oral e a motivação para a atenção e o cuidado a ter na construção de textos.



Sem comentários:

Enviar um comentário